PL prevê 4 anos de prisão a quem retirar camisinha sem consentimento

Retirar preservativo sem consentimento pode virar crime. O projeto de lei 965/22 tipifica, no Código Penal, o ato de remover propositalmente o preservativo durante o ato sexual, ou deixar de colocá-lo sem o consentimento do parceiro ou da parceira. 


A pena prevista é de reclusão de um a quatro anos, se o ato não constitui crime mais grave.


O texto em análise na Câmara dos Deputados foi apresentado pelo deputado delegado Marcelo Freitas. Ele explica que a prática é denominada de stealthing em inglês.


“O autor desse tipo de ação induz a vítima a acreditar que está em um ato sexual seguro. Entretanto, de maneira escondida ou camuflada, retira o preservativo e dá continuidade ao ato, em desconformidade com a vontade da vítima.”


Na avaliação do parlamentar, ainda que a relação tenha sido inicialmente consentida, a partir do momento em que o autor retira ou deixa de colocar o preservativo, sem o consentimento da outra pessoa, muda a situação de fato, passando a relação sexual a ser abusiva, por não contar com o consentimento da parceira ou do parceiro.


“Sem uma legislação específica tratando do tema, pessoas que, de fato, são abusadas sexualmente, continuarão sem o amparo que deveriam receber de nossa sociedade”, acrescenta.


A proposta será analisada pela CCJ da Câmara e pelo Plenário.


Informações: Câmara dos Deputados.



Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/365686/pl-preve-4-anos-de-prisao-a-quem-retirar-camisinha-sem-consentimento

Share this post

Facebook
Twitter
LinkedIn
Foto de Melanie Smith

Melanie Smith

Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Donec quam felis, ultricies nec, pellentesque eu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *